Matemática para Vestibular: Revise Questões Mais Recorrentes

Para fazer a prova do vestibular é necessário ter domínio da porcentagem, funções trigonométricas entre outras questões. A matemática para vestibular acaba deixando muitos candidatos aflitos. Na realidade para realizar uma boa prova é preciso entender um pouco de cada questão. Desta forma, para ajudar na matemática para vestibular, separamos alguns conteúdos da disciplina bastante comuns.

Matemática para Vestibular

Matemática para Vestibular

Matemática para Vestibular

Cada prova exige um pouco da matéria. No Enem, por exemplo, em Matemática existe uma cobrança de interpretação de gráficos, tabelas e variação de grandezas. Este tendência é comum em outras provas, mas acaba pegando alguns candidatos de surpresa.

No geral a matemática é bastante cobrada nos vestibulares. No entanto, envolve a matemática financeira até situações do cotidiano.

Matemática para Vestibular

Para as provas a maioria dos especialistas orienta que os estudantes façam exercícios de cálculo. Não existe muito segredo na realidade para se sair bem a dica é praticar e ter uma boa interpretação.


Questões revisadas na Matemática para Vestibular

Matemática para Vestibular

Todas as provas de Matemática abordam gráficos, esquemas e enunciados longos.  Para ter domínio dos conceitos de matemática é preciso entender o conteúdo.

A dica é sempre procurar o conteúdo e estudar para auxiliar na sua capacidade de entendimento. Deste modo, confira algumas das disciplinas.


Grandezas Proporcionaisgrandezas-proporcionais Matemática para Vestibular

As proporções e razões estão presentes em uma a cada quatro questões. No entanto, para encontrar o conceito de comparação não é difícil.


Cálculo de área

As questões que englobam as áreas também servem para o vestibular de exatas, biológicas ou humanas. Este conceito é bastante comum, por isto sua incidência é acentuada.

Matemática para Vestibular

Para resolver, a ideia é fazer um esquema organizado para que seja possível resolver este tipo de conteúdo. Com o desenho fica mais fácil calcular os elementos da área.


Equações elementares (1º grau e 2º grau)

Toda atividade de matemática pede para interpretar e entender sobre a linguagem para que possa resolvê-lo.

equacoes-elementares-1o-grau-e-2o-grau Matemática para Vestibular

Para solucionar é preciso interpretar toda a equação. Exemplo, se você for chama algo de “x” precisa entender o motivo para encontrar o que procura.


Triângulos, teorema de Pitágoras

As questões com triângulos e teorema de Pitágoras, não são contextualizadas. Elas cobram conteúdo teórico e necessita que o usuário aplique seus conceitos.triangulos-teorema-de-pitagoras Matemática para Vestibular


Teorema do cosseno e teorema do seno

Neste caso o aluno precisa saber a fórmula para fazer a aplicação. Ultimamente o tema tem caído bastante, desta forma se você deseja estudar em algo especifico, este tema é a dica.


Cálculo do volume

calculo-do-volume Matemática para Vestibular

Alguma questão de geométrica pode aparecer contextualizada, outras vezes não. Na verdade estas questões não são tão difíceis. Mas é preciso que o vestibulando tenha o entendimento de visualização espacial (três dimensões).


Logaritmos e exponenciais

Estas questões seguem o mesmo padrão, portanto, basta seguir o modelo durante a prova. Já as teóricas exigem o domínio dos logaritmos.


Funções trigonométricasfuncoes-trigonometricas Matemática para Vestibular

Este tema aparece em questões com sazonalidade de oferta ou procura. Esta matéria é bastante complicada, mas para resolver o aluno precisa entender o tema. Para isto é preciso saber sobre o círculo trigonométrico e suas relações. Neste caso a teoria precisa estar bem fresca na cabeça.


Probabilidade

Esta parte é bastante difícil para se preparar é preciso estudar os modelos comuns. Se você estiver bem preparado e revisou bem é possível conseguir resolver esta questão. É fundamental manter atenção, pois esta parte é bastante difícil.


Polinômios e equações polinomiais

polinomios-e-equacoes-polinomiais Matemática para Vestibular

Estas questões não são contextualizadas e exigem conceito. Para isto elas utilizam a aplicação de Briot-Ruffini, teorema do Resto, relações de Girard. Para resolução pode ser que elas exigem interpretação gráfica de funções.


Geometria espacial

a geometria Espacial abrange as figuras com mais de duas dimensões. Entre elas estão o prisma, cilindro, pirâmide, cone e esferas. Para resolução o aluno precisa saber fazer o cálculo do volume. Ainda é necessário saber as razões de distância de cada polígono.


Estatísticaestatistica Matemática para Vestibular

Em estatística é preciso saber coletar e organizar os números dentro dos resultados. Isto exige que seja calculado as médias e medianas inclusive outras medidas padrões.


Funções

As de primeiro e segundo grau são recorrentes. Elas podem abordar as funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.Matemática para Vestibular

A dica principal para conseguir estudar as questões acima de matemática para vestibular é estudar todas as atividades com atenção. Se você entender cada uma e estiver preparado fica mais fácil resolver os problemas da prova. Apesar de serem muitos itens, a ideia é estudar um pouco de cada vez e concentrar nas alternativas que possuem mais frequência.

Matemática para Vestibular: Revise Questões Mais Recorrentes
1 votos. Average: 5 out of 5

"Programa Está Oferecendo Bolsas de 80% em Todos Estados do Brasil e Revolucionando Ensino Superior no País"

Estudantes Tem Garantias de Economizar Até a Formatura, diz Diretor do QueroBolsa.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *