Perdeu o PROUNI? Veja Outras Formas de Conseguir Bolsa de Estudos!

Pagar as mensalidades de uma faculdade particular não está sendo fácil, principalmente por causa dos preços cobrados abusivamente. O PROUNI é um excelente aliado para quem quer estudar sem pagar nada, já que oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades particulares.

Conseguir estudar gratuitamente no Brasil, muitas vezes, só é possível se você for aprovado no vestibular das instituições de ensino público, o que nem sempre é fácil, pois o vestibular costuma ser bastante complicado.

1

Atualmente, a maioria das cadeiras das universidades públicas são ocupadas por alunos de classe alta que tiveram muito mais oportunidades de estudos e frequentaram os melhores cursinhos preparatórios.

Apesar dessa triste estatística, existe ainda uma luz no fim do túnel. Hoje em dia, existem diversos programas que oferecem bolsas de estudos para que os cidadãos possam estudar.

Se você teve a infelicidade de perder o PROUNI, saiba que existem outras maneiras de se conseguir uma bolsa de estudos.

Como conseguir uma bolsa de estudos sem utilizar o PROUNI

As pessoas que acabaram perdendo as bolsas oferecidas pelo governo por meio do PROUNI podem contar com outras alternativas para estudar.

Universidades particulares

Uma das maneiras de obter bolsas de estudo é por meio de contato direto com as universidades particulares que oferecem esse tipo de oportunidade.

Algumas instituições concedem bolsas com desconto nas mensalidades para diversas categorias como bolsa-idade, bolsa-mérito (para quem obtém notas boas), entre outros.

Outras opções geralmente presentes nas instituições particulares são as bolsas de pesquisa, onde são oferecidas bolsas integrais aos alunos da iniciação científica, e a bolsa-trabalho, onde o aluno que é funcionário da instituição obtém descontos para estudar.

No momento da matrícula, a instituição avalia criteriosamente as condições financeiras desse aluno e o direciona para os melhores descontos.

FIES

O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, apesar de não ser uma bolsa de estudos, é uma ótima forma de permitir que o aluno ingresse em uma universidade particular mesmo sem ter dinheiro para arcar com as mensalidades.

Ao contratar o FIES, o Governo paga pelos seus estudos durante t2oda a duração do curso e você só precisa “devolver o dinheiro”, ou seja, quitar o financiamento, depois de se formar.

SISU

O SISU, Sistema de Seleção Unificada, é outra maneira de conseguir uma bolsa de estudos, mas dessa vez em instituições públicas.

Como dissemos no início dessa matéria, o vestibular de uma instituição pública costuma ser bastante complicado, mas com o SISU suas chances aumentam, já que para classificar os candidatos, o programa leva em consideração a sua nota do ENEM.

Assim, quem quer participar do SISU precisa ter realizado a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio e obtido nota maior que zero na redação.

Fique atento aos requisitos

Cada programa do governo possui uma série de requisitos específicos, portanto, antes de se candidatar ao PROUNI, FIES ou SISU, verifique quais são as exigências do programa.

3

Na maioria dos casos, o candidato precisará comprovar renda e escolaridade para poder participar, portanto, é preciso ficar atento.

Perdeu o PROUNI? Veja Outras Formas de Conseguir Bolsa de Estudos!
2 votos. Average: 5 out of 5

"Programa Está Oferecendo Bolsas de 80% em Todos Estados do Brasil e Revolucionando Ensino Superior no País"

Estudantes Tem Garantias de Economizar Até a Formatura, diz Diretor do QueroBolsa.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *