Regras ABNT Normas: Como Formatar Trabalhos Acadêmicos

Para quem está fazendo monografia ou TCC é importante saber as Regras ABNT Normas. Durante a produção deste trabalho é preciso saber os pontos principais para conseguir uniformizar os trabalhos acadêmicos. Com as Regras ABNT Normas o aluno consegue passar credibilidade para o seu material e unificar o seu conteúdo. Confira no texto a seguir como aplicar as normas para seus trabalhos.

Regras ABNT Normas

Regras ABNT Normas

As normas técnicas exigidas pelas universidades tiram o sossego de qualquer estudante. Com isto é preciso utilizar estas regras quando é o momento de entregar os trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Hoje estas normas são utilizadas internacionalmente, além de serem regulamentadas no Brasil. Isto deve-se a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Desta forma é preciso seguir estas regras para que os trabalhos sejam uniformizados. Com isto é possível criar um padrão na qual permite que o mundo todo ou pesquisadores entendam.

Além disso, através deste padrão é possível garantir a credibilidade para o seu conteúdo de trabalho.

Ao inserir as normas técnicas, permite trazer para o seu trabalho segurança, originalidade e confiabilidade. Como consequência demonstra a qualidade do seu trabalho quando necessário fazer uma pesquisa científica.

Há algum tempo atrás quando não existia esta padronização alguns profissionais acreditavam que isto atrasava no avanço cientifico. Ou seja, quando existia uma referência errada poderia dificultar o trabalho de um pesquisador.

Deste modo, para manter o padrão a dica é simples é importante que o interessado siga as regras desde o início.

Como Formatar Trabalhos Acadêmicos com Regras ABNT Normas

Para auxiliar, segue nossas orientações para formatar o seu trabalho. Abaixo reunimos os elementos chaves para fazer o seu trabalho de conclusão de curso:

Elementos pré-textuais

Estes são encontrados apenas antes do corpo do trabalho. Seguindo a imagem abaixo vejas as orientações:

1 – A capa precisa apresentar instituição de ensino, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.

2 – Na folha de rosto deve estar escrito o nome do autor, título, cidade e ano. Ainda é preciso inserir uma nota descritiva, com dados, objetivo do trabalho e nome do orientador.

3 – A dedicatória é o espaço para fazer a homenagens. Neste caso agradeça quem contribuiu com o trabalho. Já a epígrafe é uma frase que possui relação e serve de inspiração para o autor.

4 – De 150 a 500 caracteres o resumo deve trazer uma ideia do trabalho. Ele deve ser feito em voz ativa e na terceira pessoa do singular.

5 – Neste caso é preciso ter os elementos como (ilustrações, tabelas, etc), assim como o número de páginas. Neste caso é opcional.

6 – O sumário faz a divisão e seções do trabalho. É preciso que seja alinhado a esquerda sem o recuo.

Elementos textuais

Neste caso faz parte do corpo do trabalho. Veja as orientações conforme imagem.

1 – Na introdução é inserido a parte inicial do texto. Com isto é apresentado trabalho, delimitação, justificativa, objetivo da pesquisa e procedimentos.

2 – O desenvolvimento é feito o corpo do trabalho, a parte principal.

3 – Por fim a conclusão, o autor demonstra os resultados assim como os méritos.

Elementos pós-textuais

Esta parte fica ao final do trabalho. Entenda como fazer conforme imagem.

1 – As referências bibliográficas demonstram os documentos que foram consultados. É preciso citar todos em ordem alfabética.

2 – O apêndice funciona como uma ideia complementar e feito pelo autor. Neste caso ele é opcional.

3 – Este não é feito pelo autor, mas ilustra uma ideia. Também é opcional e como o apêndice deve ser identificado com letras maiúsculas, travessão e título.

Formatação

A formatação deve ser da seguinte maneira:

  • Formato: papel A4 (21 cm x 29,7 cm) na vertical.
  • Numeração: deve ser feita na folha de rosto, mas pode aparecer a partir da introdução. Deste modo precisa ser em algarismos arábicos, no campo superior direito da folha, a dois cm da borda superior.
  • Margens: superior e esquerda com três cm de distância da borda da página; inferior e direita, dois cm.

Recomendação para Regras ABNT Normas

Algumas recomendações também ajudam a finalizar o trabalho, são elas:

  • Fonte do texto: Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
  • Títulos: Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
  • Outros: citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas no tamanho 10 e espaçamento simples.

Citações

  • Diretas: precisam ter sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e página da citação, entre parênteses e separados por vírgula. Os que possuem menos de três linhas podem ficar no corpo do texto entre aspas duplas. Já acima de três linhas precisa ser destacada no texto com recuo de quatro cm, sem aspas.
  • Indiretas: Neste caso precisa ter sobrenome do autor e o ano da publicação, entre parênteses e separados por vírgula.

Latim

  • Apud: o apud (citado por) deve ser usado quando o usuário usa um texto de um autor que aparece no trabalho de outro. Exemplo: obra de João Silva, que citou Carlos Vieira: (VIEIRA, 2000 apud SILVA, 2001).
  • Et al: para referências com mais de três autores precisa apresentar o sobrenome do primeiro autor, seguido pela expressão “et al.” (e outros).

Referências

  • Livros: contêm o sobrenome do autor em letras maiúsculas, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação. Exemplo: MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. 1ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.
  • Sites: as páginas e documentos da internet precisa ter o link e data de acesso. Exemplo: CAMARGO, Paulo. “Noé é uma obra reflexiva”. 2014. Disponível em:.  Acesso em: 25/03/2014.

Através das orientações acima é possível formatar o seu trabalho acadêmico. Em todo caso as Regras ABNT Normas podem variar conforme a universidade. Já que algumas fazem recomendações próprias para formatação.

Regras ABNT Normas: Como Formatar Trabalhos Acadêmicos
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