Temas para redação para vestibular: Dicas de preparação

Estudar os temas de redação para vestibular pode ser confuso, pois o conteúdo exigido não é informado. Na prova é avaliado se os candidatos apresentam competência na hora de produzir a redação. Sendo assim, preparamos este guia com algumas dicas de temas de redação para vestibular. Confira a seguir!

Temas de redação para vestibular

Temas de redação para vestibular

Temas de redação para vestibular

A redação é um critério extremamente importante na seleção dos vestibulandos, mas para se dar bem é preciso ter informação e prática.

No processo é necessário que o aluno tenha capacidade de organizar suas ideias, apresentar poder de argumentação e ter domínio da língua portuguesa.

Estas são os principais métodos que são avaliados, para selecionar os estudantes nos vestibulares, para que sejam classificados em sua trajetória universitária e sigam a vida profissional.

No entanto, para escrever bem é preciso ter prática e para isto existem algumas dicas, teorias e técnicas que auxiliam o estudante a ter domínio da escrita e consiga produzir um bom texto. Confira!


➜ Veja como se inscrever no vestibular UFPA 2018


Temas de redação para vestibular: Dicas de conteúdo

Para conseguir seguir bem na redação de prinípio é preciso saber um pouco sobre os temas de redação para vestibular. Na realidade a ideia principal é ficar de olho nos assuntos de opinião pública.

Além disso, o candidato precisa estar atendo o que acontece em sua volta, portanto, algumas destas opções podem ser:

  • Bullying;
  • Comunicação nas redes sociais;
  • Falta de segurança no ambiente tecnológico;
  • Empreendedorismo sustentável;
  • Preconceito LGBT;
  • Gordofobia;
  • Mobilidade urbana e qualidade de vida;
  • Reforma do ensino médio;
  • Reforma Trabalhista;
  • Imigração no Séc XXI;
  • Mídia e Direitos Humanos: Qual o limite da liberdade de expressão?

Temas de redação para vestibular: Dicas de preparação

Com as dicas dos possíveis temas de redação para vestibular é o momento de se preparar para a produção do seu texto. Veja a seguir como conseguir fazer uma boa redação.

É fundamental manter se atualizado sobre os acontecimentos que a mídia apresenta. Para ajudar, procure ler notícias e textos diversos que tenha uma visão sobre o tema. Ainda não se esqueça de fazer uma reflexão sobre o assunto. Deste modo é possível manter-se informado e melhorar a sua argumentação.

Tenha um repertório

A prova é bastante dinâmica e os temas podem variar bastante. É importante abusar da criatividade da forma certa. Na redação não deixe de expressar as informações e mostrar seus conhecimentos.

Neste caso é preciso investir na ampliação dos seus conhecimentos, mantendo bastante informado, para conseguir articular sobre outras áreas.

A dica é ver filmes, ler livros, visitar novos lugares, conhecer músicas, artistas, ir ao museu, ao teatro, ou seja, construa um repertório cultural bastante amplo.

Escreva bastante

O vestibulando precisa praticar a escrita. Neste caso, pesquisa temas de redação de outros vestibulares e escreva sobre cada um. Depois, mostre a redação para um professor para que ele possa analisar e verificar os erros.


Veja como se inscrever no vestibular UEMG 2018


Leia muito

A prova de vestibular tem como base desenvolver uma ideia, um problema ou até mesmo um questionamento sobre determinado tema. A ideia é ter conhecimento de ideias que sejam diferentes da que você conhece por isto a leitura é importante.

Para ter o conhecimento nos artigos de opinião é necesário ler diferentes modelos, no entanto, é preciso buscar vários autores e analisar a forma que o autor desenvolve o conteúdo e como ele apresenta sua opinião.

Instruções

No dia o recomendado é ler todas as instruções da prova e todo conteúdo de apoio. Em seguida organize as suas ideias para criar um roteiro.

Deste modo, o estudante vai conseguir iniciar, discorrer e finalizar a sua redação. Uma alternativa é fazer um rascunho antes e depois passar a limpo.

Estilo da redação

No geral o texto dissertativo é a modalidade mais comum, caso escreva neste formato é preciso focar em argumentação e não em narração, opinião e diálogo. A língua portuguesa é primordial, portanto, esqueça gírias ou expressões vulgares.


Temas de redação para vestibular: O que não pode faltar!

A prova precisa apresentar coerência, clareza, objetividade dentro do tema proposto. Mesmo tenho conhecimento sobre os temas de redação para vestibular, isto não basta.

O vestibulando também deve ter escrita legível e saber os limites de linhas que vão de 20 a 30 sem deixar de exagerar nas frases e fazer parágrafos longos. Não se esqueça do título.


💡 DICA!

A Estácio está com vagas abertas para o Vestibular. 

Para se inscrever é fácil, clique aqui e faça sua inscrição sem pagar taxas.

Você também pode usar a nota do ENEM de qualquer ano, seguro educacional e também financiamento sem juros.  

➜ Inscreva-se Agora


Por fim, a banca vai examinar não sua opinião, mas sim a forma de raciocínio, organização, suas ideias e a argumentação. Não deixe de produzir o texto com originalidade, dentro das regras. No geral coloque no papel toda teoria que aprendeu. Boa sorte!

 

 

Temas para redação para vestibular: Dicas de preparação
2 votos. Average: 5 out of 5

"Programa Está Oferecendo Bolsas de 80% em Todos Estados do Brasil e Revolucionando Ensino Superior no País"

Estudantes Tem Garantias de Economizar Até a Formatura, diz Diretor do QueroBolsa.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *