9 dicas para usar na hora de escolher o curso superior

Uma das maiores dúvidas dos jovens quando acabam o ensino médio é saber qual carreira seguir. Por mais que alguns já demonstrem certa paixão ou interesse por determinada área, poucos possuem uma ideia formada de profissão.

As questões de se a profissão desejada é realmente a mais indicada, se terá o retorno financeiro esperado ou se trará satisfação profissional podem causar dúvidas ainda maiores.

Levando todas essas questões em consideração, nós separamos uma lista com nove dicas imprescindíveis para determinar qual a melhor opção na hora de escolher o curso de graduação. Confira:

Aponte as áreas de interesse

Uma dica simples é saber qual matéria você se dava bem na escola e qual disciplina ou assunto você se interessa. Dessa forma você consegue identificar e analisar suas habilidades, gostos e personalidade. Em seguida, aponte as profissões que possam combinar com você e busque a maior quantidade possível de informações sobre elas. 

Faça testes vocacionais

Os testes vocacionais geram ótimos resultados e ajuda o aluno a saber qual curso possui maior relação com a sua personalidade e suas aptidões. Faça testes em sites confiáveis e quantos forem necessários. É importante responder tudo com sinceridade para que os resultados sejam reais.

Confira as grades curriculares

Faça uma pesquisa nas grades curriculares de cada curso de graduação para saber o que cada um deles oferece. As disciplinas específicas de cada curso são fundamentais para o estudante decidir se quer ou não seguir aquela profissão.

Pesquise sobre as profissões

Para escolher uma área de atuação legal e saber se a mesma lhe trará uma boa remuneração é um dos grandes questionamentos.  Por isso, pesquise sobre as atividades dos profissionais da área que você está pesquisando, e em seguida, analise as informações que você reuniu, assim, você estará informado e apto a fazer uma boa escolha.

Converse com profissionais da área

Converse com os profissionais que já se formaram e trabalham na área para ter uma ideia ainda mais ampla sobre os cursos de graduação.  Essa conversa é pode ser fundamental para sua escolha, pois essas pessoas possuem uma ideia mais clara sobre a área e o mercado de trabalho, podendo, assim, auxiliar nas suas escolhas.

Pondere as suas prioridades

Antes de tomar qualquer decisão é preciso ponderar as suas prioridades. Por exemplo, ao decidir qual curso fazer, o aluno deve analisar todas as suas prioridades, se tem preferência por localização, se pretende cursar uma faculdade pública ou privada, se vai tentar bolsas oferecidas pelo Governo ou por programas de iniciativa privada, como o Quero Bolsa 2019.  

Pesquise o mercado

Um passo fundamental para a decisão do curso é pesquisar sobre o mercado de trabalho daquela profissão. É preciso definir o que é mais importante, por exemplo, a profissão desejada ou a que trará maior recompensa financeira. É importante que o estudante procure uma graduação que tenha relação com a sua personalidade, mas não esqueça que também deve trazer algum retorno financeiro.

Você quem escolhe

É comum ouvir diversas opiniões a respeito do curso que você deve fazer. Receber conselhos é legal, mas não tome a decisão do curso porque alguém sonhou com isso. A escolha deve ser feita somente por você, afinal você é quem decide o que será melhor para a sua vida profissional.

Não deixe a escolha para a última hora

Leia sobre os cursos e as faculdades que você deseja fazer, analise todos os pontos positivos e negativos, converse com profissionais, mas tudo isso com antecedência. Se você deixar para escolher na última hora você corre o risco de se arrepender depois.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

? DICA!

A Estácio está com vagas abertas para o Vestibular. 

Para se inscrever é fácil, clique aqui e faça sua inscrição sem pagar taxas.

Você também pode usar a nota do ENEM de qualquer ano, seguro educacional e também financiamento sem juros.  

➜ Inscreva-se Agora


9 dicas para usar na hora de escolher o curso superior
9 dicas para usar na hora de escolher o curso superior
Avalie este Post

“Programa Está Oferecendo Bolsas de 80% em Todos Estados do Brasil e Revolucionando Ensino Superior no País”

Estudantes Tem Garantias de Economizar Até a Formatura, diz Diretor do QueroBolsa.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *