Como Escolher o Curso da Faculdade: O que devo avaliar?

Um dos momentos mais importantes na vida de um estudante é a escolha da sua graduação. Mas como escolher o curso da faculdade corretamente? Esta é a pergunta de vários. Pensando nisso, nós fizemos este post para te ajudar e te mostrar como escolher o curso da faculdade e quais critérios você deve levar em conta nessa hora. Continue lendo e descubra como fazer isso de maneira simples e que te trarão bons resultados!

 

 

 

Como Escolher o Curso da Faculdade

Como Escolher o Curso da Faculdade

Como Como Escolher o Curso da Faculdade?

Com o receio de fazer a escolha errada, esta pergunta é uma das maiores dúvidas de quem vai prestar vestibular. Ficar entrando e saindo em cursos diferentes pode ser muito cansativo para sua mente, além de ser uma perca de tempo.

profissão

Você irá se dedicar para conseguir aquela vaga, e ao decorrer do curso descobre que não era aquilo que você imaginava do curso e volta à procurar outro curso. Pra não acontecer isso, siga nossas dicas e aplique-as na hora da sua decisão:

De geração em geração?

Para começar, esta é uma decisão sua. Não compete ao seus pais, seus amigos ou professores. Deve ser uma escolha pessoal. Se seu pai é médico, mas você quer ser arquiteto, seja o que você quer. Não escolha um curso para agradar a alguém, pois, quem vai passar anos se dedicando em uma faculdade será você.  

Mas se realmente, você admira muito a profissão de algum parente seu ou algo do tipo, e quer seguir os mesmos passos profissionais daquela pessoa, ótimo! Faça isso. Será ótimo fazer um curso em que você já conhece alguém da área que possa te nortear durante sua carreira.

Conheça a si mesmo

Se você ainda não tem ideia do que quer fazer, procure sugestões dos seus pais, parentes, amigos da família, e colete informações de como é a carreira deles, o que eles fazem, assim você poderá conhecer qual profissão ou área mais se encaixa com você.

slide_32

Saiba Como Será a Carreira Daquela Profissão

Hoje, mais do que nunca, as carreiras profissionais não são algo separado da nossa vida. Ficamos mais tempo no trabalho do que em casa. Então, a profissão que escolhermos será nossa carreira para a vida. Ela quem determinará como será sua vida daqui a alguns anos.

cob-ensino-medio-vestibular-profissao-duvida-colegiobrasilia-602x454

Consultar pessoas que já estão ativas no mercado de trabalho ou que já estão na faculdade serão sua melhor forma de decidir qual curso escolher.

Faça uma lista com os cursos que mais combinam com você

Depois das recomendações a cima, separe um papel e caneta e faça uma auto análise. Escreva os cursos que você gostaria de fazer. Já será um grande passo para descobrir seu curso.

Descubra-o-que-você-gosta-de-fazer

Analise suas habilidades e gostos, leve em conta o que realmente você é. Se você é do tipo inovador e criativo, um bom curso seria publicidade. Se você não suporta ver sangue, nem pense em cursos da área de saúde, e por aí você irá descartando os cursos que você não faria.

Avalie os cursos

De acordo com sua lista, pesquise sobre cada curso que você separou (pesquise a grade curricular, as áreas que pode trabalhar, etc) e selecione os que você mais gostou. Com certeza alguns serão descartados.

alfaumuarama_noticia_19032012_085229_0001

Pesquise

Conheça o perfil de cada curso ou área de seu interesse. A internet disponibiliza vários testes vocacionais gratuitos que poderão te nortear nessa escolha. Lembre-se, este momento definirá sua carreira profissional, então deve ser pensado e repensado. Você é quem deve se conhecer bem para escolher o curso correto.

Confira-oito-cursos-para-quem-gosta-de-tecnologia

Siga nossas dicas e boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como Escolher o Curso da Faculdade: O que devo avaliar?
Avalie este Post
No Responses to “Como Escolher o Curso da Faculdade: O que devo avaliar?”

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *