Tecnólogo ou bacharelado: Veja qual é o melhor

Está prestes a começar um curso no intuito de melhorar a sua formação profissional, mas ainda não sabe qual a modalidade ideal para você? É normal ter esse tipo de dúvida. Ambas graduações são de nível superior, mas existem algumas diferenças que você deve levar em consideração na hora de escolher. Tecnólogo ou bacharelado?

Apesar da semelhança, existem muitas diferenças importantes entre essas graduações. Então, antes de escolher, é recomendável que você conheça o que são as modalidades em questão.

Tecnólogo

Os cursos tecnólogos são cursos superiores oferecidos por instituições públicas e privadas nas modalidades presenciais e a distância. A oferta de cursos desse tipo de graduação depende diretamente da necessidade de profissionais do mercado de trabalho. O ensino tecnólogo conta com muitas matérias de curso prático e tende a formar pessoas bem capacitadas.

Bacharelado

Para ingressar em curso de bacharel, você precisa ter concluído o ensino médio e passar por algum processo seletivo, tal como o ProUni ou o SISU. Quando concluir esta modalidade, você receberá um diploma com o título de bacharel. Existem algumas instituições que oferecem a graduação através de ensino a distância e ele vale tanto quanto o presencial. A oferta dos cursos de bacharel cresceu muitos nos últimos anos e a tendência é que continue a aumentar.

Diferenças

As principais diferenças entre as duas graduações, que podem ser essenciais na hora de você escolher uma delas, são:

  • Duração
    O tempo de curso varia muito entre os dois. O tecnólogo, por exemplo, têm duração de 2 a 3 anos, enquanto o bacharelado dura de 3 a 6 anos, dependendo do curso e da área a ser seguida.
  • Foco
    Geralmente, quem opta pelo ensino tecnólogo tem um foco profissional muito específico, já que ele sofre influência direta do mercado de trabalho. O curso de bacharelado é mais generalista, permitindo que o estudante possar atuar em diversas facetas da área.
  • Diploma
    O tipo de diploma também é diferente. Existem algumas profissões particulares que exigem o diploma de bacharel e só quem possuir o grau poderá preencher essas vagas, como a de médico, por exemplo. Quem concluir o ensino tecnólogo irá receber um diploma de nível tecnólogo.

Já decidiu qual o ensino ideal para você? Agora é só levar em consideração os cursos e oportunidades para iniciar o a sua vida acadêmica. Se você tem interesse em ingressar no ensino superior nos próximos meses, você deve visitar os vestibulares 2019 para ficar melhor informado.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

? DICA!

A Estácio está com vagas abertas para o Vestibular. 

Para se inscrever é fácil, clique aqui e faça sua inscrição sem pagar taxas.

Você também pode usar a nota do ENEM de qualquer ano, seguro educacional e também financiamento sem juros.  

➜ Inscreva-se Agora


Tecnólogo ou bacharelado: Veja qual é o melhor
Tecnólogo ou bacharelado: Veja qual é o melhor
1 votos. Average: 5 out of 5

“Programa Está Oferecendo Bolsas de 80% em Todos Estados do Brasil e Revolucionando Ensino Superior no País”

Estudantes Tem Garantias de Economizar Até a Formatura, diz Diretor do QueroBolsa.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *